O olho humano é o 2º órgão mais complexo do corpo humano (a seguir ao cérebro) e o seu desenvolvimento aparece nos primeiros 22 dias de idade do embrião e continuarão a se desenvolver durante quase toda a fase de gestação até completar milhares de ramificações que se ligam todas as partes do corpo humano. Qualquer anomalia ou alteração de qualquer parte do corpo, é refletida na Iris (através de pequenos sinais, formas, texturas, colorações) e a Iridologia é a especialidade que interpreta e diagnostica essas alterações.
Visão holística do homem pela Iridologia:
Iridologia busca conhecer o ser humano integralmente como um todo, buscando conhecer as causas dos males que perturbam o indivíduo. Para um iridólogo, a doença não importa, porque a doença é um efeito, e o que interessa é sua causa. Por isso não tratamos doenças. Para um iridólogo saber porque o indivíduo está em desequilíbrio , além do que levou o indivíduo a manifestar no corpo um sintoma físico, mental ou emocional é o primeiro passo para a cura de uma doença.
Uma vez identificada a causa da doença – que é fundamentalmente, um desequilíbrio energético - o iridólogo buscará através de técnicas naturais e não agressivas ao indivíduo fazer a correção do fluxo energético, o que significa recuperar o sistema físico, mental, emocional além do espiritual, ou seja, eliminar a doença na sua origem.